segunda-feira, 22 de setembro de 2014

BÍBLIA SAGRADA





Bíblia Sagrada, a cura para as feridas,
Por muitos crentes guardada,
Não lida, não refletida.
Jogada e abandonada,
Alvo de nosso esquecimento és,
Como não te amar ó Bíblia sagrada,
Tu és o Caminho dos fiéis.
 

Argumento que não tenho tempo para ti
Mas o que é o tempo, se eu não paro pra refletir
Nas grandezas de um Deus Criador
Que o seu Filho deu para morrer por mim
Quando olho as estrelas, a lua e a imensidão
Paro pra pensar o quanto ingrato sou
Em não atentar pra tão grande salvação


Na estante empoeirada estais largada,
ó aos domingos és retirada, Sacudida e soprada,
Observo o Salmo 91 e sua pagina amarelada.
Ainda ponho ao teu lado, um copo com água e uma rosa ungida,
Que acredito serem eles minha bênção garantida
Caixinhas de promessas prefiro buscar,
Pois elas dizem exatamente o que quero escutar.


Bíblia Sagrada, instrução para o nosso espírito,
Fonte de vida e luz pra o caminho és,
Exortas o aflito e ao perdido,
Para que em cristo encontrem guarida e abrigo.
Quanto a mim, resta observar e cumprir,
A fiel Palavra que em meu coração faz fruir,
A certeza de habitar no Reino Celeste que está por vir.

 

 Pr. Davi Gomes do Nascimento

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O SEGREDO DO BEM VIVER




I PEDRO 3.10-12

No século presente, percebemos um grande esforço da humanidade para ter uma vida mais instável e livre de preocupações. Pessoas que visando o seu bem estar, muitas vezes passam até por cima do seu próximo, e ainda dizem: “O mundo é dos mais espertos”; pessoas que estão preocupadas, com o seu aspecto material e físico, por exemplo: gasta-se uma fortuna em estética e beleza, em esportes e lazer. Não estamos aqui querendo condenar o bem estar das pessoas, o que nos preocupa é o bem estar espiritual, que não mais é evidenciado até mesmo na vida de pessoas crentes no Senhor Jesus. Crentes vazios que em suas vidas não demonstram o novo nascimento, onde o que é evidenciado o velho homem.
A insubmissão também estar evidente na vida, tanto de pessoas que não conhecem ao Senhor Jesus, como daqueles que conhecem e servem ao Senhor, pessoas que não ouvem seus pais, seus professores, seus pastores e o que nos chama a atenção é quando o pastor muitas vezes usando do zelo pastoral para com determinada ovelha para aconselhar, o que muitas vezes ele escuta é o seguinte argumento: “Eu não preciso de pastor, para me dizer o que é certo ou o que é errado, eu sei cuidar da minha vida!” É triste ver todas estas coisas acontecendo no mundo e o pior ainda é que tais práticas tem entrado na igreja de Deus. Viver bem, isto é, em harmonia com o próximo, amando-o, respeitando deve ser o ideal de cada homem, porém ninguém estar mais capacitado para viver essa vida ideal do que o crente. Temos que colocar em nossas mentes que fomos chamados para glorificar a Deus e viver bem com o nosso próximo, isto por que além de ser ajudado pela graça de Deus, somos também orientados pelos ensinos da Bíblia e é nestes ensinos que vamos encontrar o segredo do bem viver. Queremos considerar neste artigo, em que consiste esse segredo, encontrado nos ensinos bíblicos.


I – EM TRAZER A LINGUA SEMPRE REFREADA.


Nos versículos 8 e 9, o escritor lembra que os filhos de Deus devem ser de “igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injuria por injuria”; o segredo do crente para viver bem seria obedecer esta regra, mas o que vemos em nossos dias é: “Se pisar no meu pé, eu devolvo com a mesma moeda, eu não gosto e nenhum vou com a cara de fulano, por isso eu vou armar contra ele, o povo fala de mim é claro que eu vou falar do povo”, são estes e outros exemplos que poderíamos dar, mas julgamos inconveniente para o momento, mas para que os irmãos tenham uma idéia do problema. “pagar mal por mal” é “olho por olho dente por dente”, é com este quadro de problemas do dia a dia que o escritor começa a partir do versículo oito, a explana sobre a vida exemplar que o crente deve ter. para começarmos a nos policiar, sobre o nosso comportamento e o segredo para vivermos bem com Deus e com o nosso próximo, devemos refrear a nossa língua. Veja o que nos é dito no versículo 10: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal”, Pedro esta querendo dizer que “quem quer, ou desejar ter uma vida de virtude cristã, e viver dias de felicidades, deve pausar, impedir cessar a sua língua (paussh = pausê). “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”, Pv 18.20, 21. O que a nossa língua anda plantando? Coisas que edificam o ou destroem a nossa comunhão com o nosso Deus e com o nosso próximo? Devemos notar que o poder da língua, tanto mata, como traz vida. Como estamos utilizando a nossa língua? O ato de falar pode trazer o bem ou o dano. Nos diz o comentário da Bíblia de Genebra: “A pessoa que gosta de falar deve observar que caminho seus feitos tomam”. Nossos caminhos serão determinados, pelo que falamos ou deixamos de falar, mais em todo o caso ainda é aconselhável calar mais e ouvir mais. Quantas pessoas magoamos, pelo fato de termos, na linguagem popular, “o pavio curto”, quantos deixamos de ganhar, por que não conseguimos controlar a nossa língua. Confiram em vossas Bíblias Tg 3.1-6, que nos é dito:
“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçam em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigido para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a lingual é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”.



Muita desgraça poderia ter sido evitada no mundo se estivesse sido colocado um freio, na língua, muita coisa em nosso dia a dia poderia ter sido evitada, se aprendêssemos a controlar este órgão que é tão pequeno, mais aterrador, a falta de comunhão na igreja deixaria de existir, se parássemos de usar a nossa língua para tentar destruir o nosso irmão. É o que Pedro quer dizer com: “refreie a língua do mal”, ou seja, ponha um freio em sua língua, para que vivas bem, com Deus e com o próximo. Uma outra verdade que devemos aprender sobre o refrear a língua, é que se refrearmos a nossa língua, estaremos evidenciando o sinal de sabedoria, espiritualidade e crescimento na graça, vejamos Pv 15.2, 28: “ 2A língua dos lábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama estultícia (imbecilidade, idiotice, etc.), 28 O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades”. Temos que ter sabedoria, no nosso falar, palavras não voltam no tempo, e se voltassem, quantas coisas evitaríamos falar para ou do nosso próximo, causando-lhe destruição e tristeza. Devemos, usar nossas palavras com sabedoria, devemos muitas vezes nos calar em determinada situação e pedir sabedoria a Deus, se devemos ou não responder, é o que nos diz em Eclesiastes 3.7: “Tempo de estar calado e tempo de falar”. Que possamos orar a Deus para que ele nos dê sabedoria para usar a nossa língua nos momentos oportunos e com sabedoria para não ferirmos ninguém com as nossas palavras.

II – EM REPUDIAR A MENTIRA. “E os seus lábios não falem engano”


Depois de exortar a igreja a refrear a língua, Pedro fala também que os nossos lábios não falem engano, ou seja, a mentira deve ser posta de lado, esquecida somente a verdade deve estar em nossos lábios, veja o que nos é dito em Ef. 4.25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. Encontramos neste texto seis maneiras concretas de como os crentes despojam a velha vida e se reveste da vida de Cristo e a primeira que o apostolo Paulo menciona é “Deixar a mentira”, pois os filhos de Deus não devem mentir, mas detentores da verdade. Em Pv 14.5, nos é dito: “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras”. Como podemos ser verdadeiras testemunhas do evangelho se praticamos a mentira, como acreditarão no que pregamos? É comum também ouvirmos em nossos dias, a seguinte expressão: “É só uma mentirinha, não tem problema”, isso é comum ao mundo que desconhece as verdades bíblicas, mas é triste ouvir tais expressões, na boca de crentes. Quem é o pai da mentira? O diabo! E aqueles que praticam a mentira, são seus filhos. Leiamos Jo 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Entre todos os pecados que poderiam ser mencionados como características de Satanás, o homicídio e a mentira são destacadas. “Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade”, Satanás nunca se firmou na verdade, pois sua boca sempre foi objeto de mentiras, para enganar os homens e induzi-los ao erro.
Porque devemos repudiar a mentira? a) Porque a mentira é do diabo e o que mente é seu filho (Jo 8.44); b) O justo aborrece a mentira (Pv 12.19; 13.5), 12.19 “O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento”, 13.5 “O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra”. C) Porque o mentiroso não entra no reino do céu, veja em Ap 21.8: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. Que sejamos praticantes da verdade, deixando de lado a mentira e nos voltando mais e mais para o Senhor, pois a nossa herança, foi Deus que nos deu, que é o céu. Que possamos evidenciar essa característica de verdadeiros servos de Deus.


III – EM SER INIMIGO DO MAL E AMIGO DO BEM.

 
Na primeira parte do versículo 11 de I Pedro, nos é dito: “Aparte-se do mal, pratique o que é bom”. Sabemos que o caminho do mal é o caminho do ímpio. O homem natural busca fazer o contrário à vontade de Deus, nós os servos do Senhor devemos andar no caminho do bem, é o que o texto nos aconselha: “Aparte-se do mal, pratique o que é bom”; estamos seguindo o caminho do bem e praticando o que é bom? Deus conhece os nossos caminhos, ele sabe o que fazemos ou o que deixamos de fazer, ele conhece o que estamos pensando neste momento. Para andarmos no caminho do bem, é preciso fazer a vontade do nosso Deus, e a vontade do nosso Deus é que o amemos de todo o nosso coração e também ao nosso próximo como a nós mesmo. Como falamos antes, Deus conhece os nossos caminhos, vejamos Sl 1.6: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”. Em Pv 4.19, também nos é dito: “O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”. O caminho do mal pertence aos perversos, nós devemos estar distantes de tal caminho, devemos andar no caminho do bem, pois esse é o caminho dos servos do Senhor. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte”, Pv 14.12. O mundo tem apresentado uma mascara que tem enganado a muitos. A maldade e a malicia tem levado a muitos a não confiarem mais em ninguém, até dentro da igreja tem acontecido isto. O mundanismo tem adentrado na igreja, os caminhos de maldades têm que ser deixados de lado, pois é isso que o texto de I Pedro 3. 11 nos diz. Somos intimados a deixar o mal e seguir o bem, começando pelo refrear da língua. Uma coisa que é difícil ser feito, é pagar o mal com o bem. A tendência é: “Se alguém pisar no meu pé, eu revidarei” e muitas vezes pecam contra o Senhor, usando a sua palavra para sustentar a sua maldade, quando diz: “esta escrito: Olho por olho, dente por dente”. Vejamos o que nos é dito em Rm 12.17, 20: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mais daí lugar á ira; por que está escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. É o que é exortado pela palavra de Deus, para que nós observemos esta regra, para vivermos bem, e em harmonia um com os outros deixando a maldade e praticando o bem. Praticar o bem e detestar o mal é uma elevada expressão do caráter cristão. O nosso semblante demonstrará esta mudança; demonstrará que realmente somos novas criaturas, “Porque assim é a vontade de Deus, que pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” I Pe 2.15, nossas ações serão evidenciadas e pesadas na balança do Deus Vivo, não devemos usar da nossa liberdade cristã, como pretexto para impiedade, mas vivendo como verdadeiros servos de Deus: “Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malicia, mas vivendo como servos de Deus. Essa deve ser a nossa postura de cristãos, honrar ao Senhor nosso Deus, nos distanciando do mal e praticando o bem.

IV – EM SER AMIGO DA PAZ

 
Por fim, ao avaliarmos toda a nossa vida e testemunho cristão, como segurarmos a nossa língua, para não falarmos, coisas que não edificam, mas destroem, repudiarmos a mentira, pois para Deus não existe mentirinha, ou mentira grande, ambas tem o mesmo peso e nos distanciarmos do mal, pois o caminho do mal pertence aos ímpios, que terão a sua recompensa no ultimo dia. Avaliemos também que ao deixarmos todas as práticas citadas anteriormente, devemos buscar a paz, ser amigos da paz. Esta paz que devemos buscar esta ligada ao que dissemos antes, ao invés de fazermos o contrário à palavra do Senhor, devemos ser santos. A nossa guerra não é entre nós, mas com o inimigo das nossas almas e não contra o nosso próximo. É nosso dever viver em paz com todos, “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”, Rm 12.18. a paz deve partir de nós, não brigam dois, quando um não quer, “se depender de vós”, buscar a paz com todos, por que o pacificador é filho de Deus e bem aventurado, por que Cristo é o príncipe da paz e nós os seus discípulos.

CONCLUSÃO:

Diante do que foi exposto, é nosso dever como cristãos, colocarmos em prática estas normas, para vivermos bem, dizemos isto por dois motivos
a.    Porque assim estamos agradando ao Senhor e glorificando o seu Santo Nome.
b.    Porque ficaremos felizes, ou em paz com o nosso Deus e com o nosso próximo.

 

Pr. Davi Gomes do Nascimento

terça-feira, 16 de setembro de 2014

OVELHAS E LOBOS, O PERIGO ATUAL

"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreares a igreja de Deus, a qual Ele comprou com o seu próprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmo se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás dele",
                                                   
                                                                                                                              At 20.28-30
 
 
Estamos vivendo em uma era em que o homem tem evoluído tanto na área da tecnologia quanto da ciência. Por outro lado podemos também ver a igreja acompanhando tal avanço, mas qual o problema nisso tudo? O problema é que ao acompanhar tais evoluções, a igreja tem se conformado com o mundo, quando a Bíblia alerta a que "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus", Rm 12.2. O que vem acontecendo com a igreja do século XXI, são apenas reflexo daquilo que a Bíblia chama de falta de vigilância, foi o que aconteceu com a cidade de Sardes no ano 529 a.c, enquanto os soldados dormiam, Ciro o rei da pérsia e o seu exercito, penetraram para dentro da cidade de Sardes por um buraco que havia na sua forte muralha e assim conquistou os orgulhosos habitantes de Sardes. O grande problema nisso tudo é que a igreja da cidade de Sardes tornou-se igual aos habitantes da cidade:

  •          Orgulhosos;
  •          Arrogantes e;
  •           Autoconfiantes.

Jesus disse para a igreja de Sardes: "Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei", Ap 3.3. A igreja corre um grande perigo por sua falta de vigilância, pois hoje a fé no Soberano Deus é tratada apenas como algo insignificante, muitos se esqueceram do alerta de Paulo quanto aos lobos que se apresentam como pastor de ovelhas. Tais lobos são apenas como os filhos de Eli, não conhecem ao Senhor e querem gozar do bom e do melhor da casa de Deus, 1 Samuel 2.12-17.
Paulo exclama hoje aos pastores: "Pastoreai o rebanho de Deus!", pois muitos lobos tem se levantado e deixando em destroços a igreja do Senhor, muitos lobos tem se levantado com o nome de "evangélicos", mas são apenas enganadores conduzindo o rebanho para o abismo. Pastores que pastoreiam a si mesmos, mas Deus alerta quanto a este problema e diz: "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! - diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós despersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes", Jr 23. O que Paulo falou em At. 20.28-30, está se cumprindo, pois hoje o rebanho, através desses falsos lideres que brigam para ter o titulo de "pastor", tem deixado o real propósito para o qual foram chamados e correm atrás de bênçãos, louvozões, novidades. A Bíblia tem sido posta de lado e em seu lugar tem se alegado o "determinismo", "eu ordeno", "não aceite...", onde vamos parar com tanta falta de respeito as Santas Palavras de Deus? O que está acontecendo com a igreja do Senhor? Hoje é possível escolher qual a igreja que vamos ficar e o mais interessante é a qual vamos nos sentir bem. Não se escolhe uma igreja para agradar o Senhor, mas qual irá nos agradar. Hoje a honra e a glória não é mais para Deus, mas para o homem. Até no meio presbiteriano é possível ver bancos vazios nos cultos de orações, doutrinas e Escolas Bíblicas, e por incrível que pareça, muitas vezes nos cultos a noite. O argumento de muitos e até mesmo de membros de igreja é que "a igreja é fria". Como podemos dizer que uma igreja é fria se as nossas vidas parecem mais frigoríficos ambulantes? A verdade é que a chama do Espírito tem se apagado em muitas vidas, e quando não temos coragem de mostrar esta verdade, dizemos que é a igreja, o pastor, o irmão, o presbítero...
Hoje somos desafiados a voltarmos a Palavra de Deus. Devemos tirar o homem do centro, e colocarmos Deus no centro. O significado da reforma protestante é avivamento através da Palavra de Deus. Hoje a igreja necessita urgentemente de um retorno fiel as Sagradas Escrituras, para que não venhamos a cair nas garras dos lobos vorazes.
 
 
Pr. Davi Gomes do Nascimento

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

VINDE A JESUS





Mateus 11.28-30

Em seu ministério terreno, o Senhor Jesus usou coisas do cotidiano e até mesmo a cultura da sua época, para ilustrar as verdades do Reino de Deus. Em Mt 6.16-24, ele mostra que o jejum que era uma pratica dos religiosos, não passava de uma pratica hipócrita pelo fato de não haver vida de santidade em quem o fazia; Jesus fala também da pratica que o povo tinha de prender a sua vida no ajuntar tesouros na terra, que tal pratica também não adiantava nada, pelo fato dos tesouros não comprarem a salvação; ele também fala a respeito dos olhos que se forem bons o corpo todo também seria bom, ou seja Jesus fala no brilho que os filhos de Deus devem evidenciar, e por fim, ele fala que não se deve servir a dois senhores, ou seja, as praticas pecaminosas e idolatras e ao Deus Verdadeiro. Tudo isto para mostrar a necessidade que todos tem de se voltar para o único Deus verdadeiro. Jesus fala também em Mt 13, sobre a parábola do Semeador, pelo fato da agricultura ser também uma pratica na época do Senhor Jesus. Quando chegamos em Mt 11.28-30, vemos o Senhor Jesus usar objetos do dia a dia para explicar a necessidade que o homem tem de ser salvo.

O que significa JUGO? O que significa FARDO?

Jugo = Peça de madeira colocada sobre a cabeça dos bois e que os atrela a uma carroça, arado; CANGA.


Fardo = Pacote, objeto ou conjunto de pacotes ou objetos volumosos e/ou pesados destinados a transporte; Qualquer tipo de volume, pacote ou embrulho; Aquilo que é penoso, difícil de fazer, carregar ou suportar.
O que podemos aprender com este texto?


I – TODO SER HUMANO NASCE COM UM JUGO E UM FARDO.

 
Jesus nos mostra que o homem que não o tem como único e suficiente Salvador, vive semelhante a um animal, pois anda com um julgo e além de andar com um jugo ele carrega um fardo muito pesado. Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, v. 28. Que jugo e que fardo e esse? É o jugo e o fardo do pecado. Paulo nos diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; Rm 3.23. Este jugo e este fardo acompanha os seres humanos desde de a sua concepção, nascimento, vida e morte; a Bíblia nos diz no Salmo 51.5: “Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe”. A palavra iniquidade significa Pecado, culpa, crime; Maldade, perversidade. Pecado significa Falta, erro, transgressão; Crueldade, maldade. Quem pode dizer que não nasceu com estas terríveis qualidades? Cremos que ninguém pode dizer que esta limpo diante de Deus. Podendo assim parafrasear o que o salmista queria dizer no Salmo 51.5, ficaria dessa forma: “Eis que em Pecado, culpa, crime; Maldade, perversidade fui formado e em Falta, erro, transgressão; Crueldade, maldade me concebeu minha mãe”. Essa é a realidade do homem, ele nasce com estas imperfeições, O apostolo Paulo ainda diz em Rm 3.10 -12: Como está escrito: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus”.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. O pecado fez com que o homem fosse separado eternamente de Deus. Quando Paulo fala esta verdade, ele está citando Is 59.2-4 que diz: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade: os vossos lábios falam falsamente, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e andam falando mentiras; concebem o trabalho, e produzem a iniquidade”.
Alguém pode até perguntar: “Qual origem do pecado?”. A resposta está em Gn 2.16, 17, quando Deus ordena ao primeiro homem Adão que ele não comesse do fruto proibido, Deus disse a Adão: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Deus deu uma ordem e restava ao homem cumpri-la, porém em Gn 3.6 nos diz que: “Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu, também, a seu marido, e ele comeu com ela”. Deus havia ordenado ao homem que em hipótese alguma ele comesse do fruto proibido, por que se comesse morreria, porém ele comeu. A palavra de Deus nos diz que se o homem comesse ele morreria e o homem morreu. Como se dá este fato do homem ter morrido? O que é a morte? A Palavra de Deus nos mostra três tipos de morte distintos, a saber: morte física; morte espiritual e morte eterna ou segunda morte. Estudaremos cada um destes tipos a seguir:

 
1º-MORTE FÍSICA.

 
Morte física é a separação da parte espiritual do ser humano (alma e espírito) do seu corpo natural. É o fim da vida física e da relação do homem com este mundo (Lc 16.26). É a morte biológica do homem. A Bíblia fala que há um abismo entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivo, em Lc 16.26 nos diz: está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá. Estas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus quando ele falava do rico que morreu e foi para o inferno e Lazaro que também morreu e estava na glória eterna.
 

2º MORTE ESPIRITUAL.

 
É a separação entre o homem e Deus; separação esta, que pode ser temporária (Quando o homem se arrepende de seus pecados e passa a seguir ao Senhor Jesus) ou eterna (2ª morte). É a situação do homem adâmico diante de Deus devido ao pecado sem a reconciliação com Deus por intermédio de Jesus Cristo, como nos fala Paulo em Rm 5.12: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também, a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Quando o homem pecou, perdeu automaticamente a comunhão que possuía com o seu criador; portanto passou a morrer tanto física, como espiritualmente.


3º MORTE ETERNA
 

Também chamada 2ª morte – Em Ap 2.11, 20.6, 14, 21.8; nos fala sobre esta morte: “O que vencer não receberá o dano da segunda morte”, Ap 2.11; “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos, E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte”. Ap 20.6, 14; “Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”, Ap 21.8. Diferencia-se da 1ª morte, sendo a 1ª morte temporária e física e a 2ª morte uma separação definitiva de Deus.
A morte eterna também se diferencia do estado de morte espiritual no qual se encontra o homem sem Deus, pois este poderá se reverter quando há a conversão do coração, mas a morte eterna jamais poderá se reverter.
É um castigo eterno pelo homem ter rejeitado o plano de salvação de Deus. Esta é a situação do homem, após o pecado ele tornou-se morto diante de Deus pelo fato do pecado ser um jugo e um fardo muito pesado na vida do ser humano, onde ele não pode por si mesmo se livrar deste jugo e fardo pesado, mas quem pode o livra? A resposta esta no versículo 28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, essa é a segunda verdade que quero compartilhar com todos.


II – JESUS É O ÚNICO QUE PODE ALIVIAR O NOSSO JUGO E FARDO PESADO



Quando conhecemos qual a nossa situação diante de Deus ficamos um tanto assustados, mas não precisamos nos preocupara que Jesus disse que iria aliviar o nosso fardo, porém existe uma condição, Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos”, quem acha que não nasceu em pecado não venha. Quem não reconhece que é pecador, não venha, por que a condição é: Quem está cansado de carregar um jugo e um fardo pesado de pecado. Jesus disse certa vez que “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”, Lc 5.31, 32.
O que é ser justo? Significa uma Pessoa que se revela pura perante Deus. Quem é pura diante de Deus? Ninguém! O que Paulo disse? todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. O que Isaias e Paulo disseram? “Não há um justo, nem um sequer”. Quando Jesus diz que não veio a este mundo não para chamar justos e sim pecadores, Ele tinha a consciência de que não existia ninguém justo, porém em sua época, havia alguns que se achavam justos diante de Deus e pela sua falta de humildade, Jesus disse que estes não tinham direito ao Reino de Deus por que não reconheciam seu pecado e por não reconhecerem não se arrependiam de nada.
Queridos, para sermos salvos é preciso reconhecermos que somos pecadores e nos arrepender dos pecados que cometemos contra Deus e contra o nosso próximo.
Em sua pregação aos israelitas Pedro disse: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério, pela presença do Senhor”, At 3.19. Não basta só neste momento evidenciarmos arrependimento, mas deve haver também uma verdadeira conversão. O que significa uma verdadeira conversão? Significa ação ou resultado de transformar em uma nova criatura e como iremos nos transformar em uma nova criatura? Em II Cor 5.17 nos é dito que “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Em Cristo o homem é justificado diante de Deus. No meio jurídico a justificação significa: Aquele que é citado numa justificação judicial, para prova, como parte. Na Bíblia o termos significa: O cristão em estado de graça ou de justiça. Uma pessoa é transformada justa diante de Deus por meio de Cristo. Paulo nos diz em Rm 5.1, 2: “SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Como o homem pode ser justificado diante de Deus? Crendo no Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Quando Paulo foi preso por que pregava o nome do Senhor Jesus, ele e Silas louvava ao Senhor dentro da cadeia e repentinamente Deus enviou um grande terremoto que abriu as portas das prisões, porém ninguém fugiu. O carcereiro quando viu, pensou que todos havia fugido e puxou a sua espada e tentou se matar, porem Paulo não permitiu e gritou dizendo: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo tremulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”, At 16.28-31. Aquele homem sentiu que o seu jugo e fardos eram pesados, e ele sentiu o desejo de ser aliviado, ele aprendeu que só o Senhor Jesus poderia fazer isto, por isso ele a sua família entregaram as suas vidas aos cuidados do Mestre, o Senhor Jesus.
Quando o homem entrega a sua vida a Jesus, ele deixa de ser escravo deste mundo, dos vícios, prostituição, impiedade e passa a servir unicamente a Jesus. Aqueles que não servem a Jesus tem como senhor de suas vidas o mundo e o diabo, porém quando ele se arrepende e se entrega a Jesus ele passa a ter como Senhor de sua vida Jesus Cristo. Jesus nos diz no versículo 29 e 30: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. O chamado de Jesus, cheio de autoridade e de bondade, se dirige aos fadigados e oprimidos, aos pobres pecadores, cujo peso das transgressões os curva ao chão e que não encontram consolo ou alivio em qualquer coisa do mundo. Todos eles encontram nele repouso, alívio, nova vida, nova força. Jesus fala que aqueles que estão cansado e sobrecarregados, deixam o seu jugo e fardo mundano e recebe de Cristo um outro jugo e fardo que é o jugo da cruz, que o cristão precisa carregar neste mundo, como seguidores que são daquele que por nós carregou sua cruz. Este peso obrigatório do cristão é peso agradável e leve para ser carregado. Nele não há nada que seja constrangedor e opressivo, porque, numa última análise, é Ele que em amor carrega tanto a nós como aos nossos pesos. O descanso que Jesus dá às nossas almas, é aquele descanso e completa satisfação que nos vem pelo conhecimento do Salvador e de sua plena redenção. Jesus disse que aquele que quiser segui-lo deve renunciar a sua vida de pecados tomar a sua cruz e assim segui-lo, é o que ele nos diz em Mt 16. 24: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.

Ao analisar estas verdades aprendemos que:

 
1. É melhor servir a Cristo do que servir ao mundo e ao diabo; 

2. Que não reconhece que é pecador e não se arrepende não será salvo do juízo que está próximo a vim sobre os que andam em rebelião contra o Senhor Jesus Cristo;

3. Quando servimos ao Senhor Jesus, o julgo e o fardo que antes carregávamos foi substituído pelo jugo e fardo de Jesus que são suave e leve para carregar.


Compreendendo estas três verdades e as colocando em nossos corações há possibilidade de restauração e reconciliação com o nosso Deus que está irado com aqueles que vivem na pratica do pecado.

 

Pr. Davi Gomes do Nascimento

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

JESUS, A LUZ DO MUNDO


 
 
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida, Jo 8.12



No dia 21 de Dezembro de 1879 um americano chamado Thomas Edson inventou a lâmpada incandescente e Como não adiantava de nada ter lâmpada sem ter eletricidade, ele criou em 1882 a primeira usina elétrica, em Nova York. Sendo assim, a lâmpada não é tão velha assim, ela completa 130 anos de idade, o Brasil é mais velho que a lâmpada.
Trazendo essa realidade para a Bíblia, notamos que o Senhor Jesus toma como exemplo a sua época e cultura para mostrar que o mundo está nas trevas profundas. Diante de tudo isso quero ilustrar uma história para entendermos o que realmente Jesus queria dizer com essas palavras:

“Uma história fala de um homem que conhecia muito bem a estrada por onde andava, conhecia tanto que andava até a noite, sem nenhuma preocupação, porém durante o dia alguém cavou um buraco muito profundo, mas o homem desconhecia a existência desse buraco. Certo dia caminhando a noite por aquela estrada, o homem caiu naquele buraco e após alarmados pedidos de socorro ele deito esperando o dia amanhecer para sair do buraco e quando estava quase adormecendo ouviu algumas vozes pela estrada e voltou a pedir socorro, as pessoas correram para buscar uma lanterna e uma corda para tira-lo do buraco e enquanto não chegavam ele deitou-se e adormeceu novamente. Quando as pessoas chegaram para resgatá-lo, jogaram a corda e a lanterna para ele e quando ele ilumina o buraco, ele percebe que está cheio de serpentes, aranhas venenosas, escorpiões e lagartos”.

Qual é a moral dessa história? Enquanto ele estava nas trevas e no escuro ele dormiu junto da morte. Mas quando chegou a luz ele pode então verificar o grande perigo que corria. Ao chegar a luz ele pode então ver o que estava ao seu redor.... Porque a luz nos mostra o perigo que está a nossa volta!! Enquanto os pecadores não buscarem a luz do mundo que é Cristo, eles continuaram correndo um grande perigo, perigo esse que está conduzindo a muitos para a condenação eterna.
O que é a “luz”? Todos sabemos que a luz é a ausência de trevas, mas devemos entender que a questão aqui é a separação entre a luz e as trevas. Lemos já no início da Bíblia: “...e (Deus) fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1.4b). Podemos notar que é impossível as trevas se unirem com a luz. Não há como fazer essa experiência, nem que a ciência tente ela irá unir as trevas com a luz.
A vinda de Jesus significa exatamente isso: separação! Ou você crê e aceita que Jesus Cristo veio em carne, viveu uma vida sem pecado e sacrificou a si mesmo, derramando Seu sangue na cruz do Calvário pelos seus pecados, e que assim você tornou-se um filho da luz; ou você rejeita essa verdade eterna e continua sendo um filho das trevas, andando assim nas trevas. Em Isaías 60.1, 2 nos é dito: “LEVANTA-TE, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque, eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.” No versículo 2 de Isaías 60 não diz apenas “eis que as trevas cobrem a terra”, mas prossegue: “e a escuridão, os povos”. Essa é a realidade em nosso mundo. As trevas não encobriram apenas o mundo, mas a todos os povos. A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Por exemplo, se você entrar no porão de uma casa ou em outro lugar escuro durante a noite, sem dispor de uma luz, correrá sério perigo de se machucar. É isso que a Bíblia nos comunica: todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade. Portanto, é extremamente importante que se cheguem à luz.
Quando Jesus, a luz do mundo, o Verbo (a Palavra) de Deus, fez-se carne e habitou entre nós, Ele ofereceu a luz a todos, dizendo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12). João, porém, declarou: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”, Jo 1.5. Podemos perguntar: Porque as trevas não compreenderam? A resposta está em Jo 3.19-20: “Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque, todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”. As trevas não compreendem a luz, isso quer dizer que os homens amaram mais as trevas, ou seja mas o inferno. Enquanto o homem não se arrepender dos seus pecados e se voltar para Cristo, ele continua amando as trevas, pois “todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” V. 20. Podemos até dizer que não fazemos o mal para ninguém, porém quando somos desobedientes a Deus, negando o Senhor Jesus Cristo, deixando de confessar a ele os nossos pecados e arrependidos não nos entregamos a Ele, tudo isso se constitui em mal, sendo assim passivo de punição eterna. Podemos observa alguns aspectos de Jesus como a luz deste mundo:

1. Santidade:

 
O nosso Senhor Jesus é Santo, e sua santidade lhe foi inerente mesmo quando caminhou com os homens neste mundo de pecado e horrores. Fez-se homem, viveu neste mundo, cumpriu Seu misericordioso propósito de ensinar o caminho da Salvação aos homens, permanecendo, sempre, Puro e Santo, sem pecados de qualquer sorte. Santidade esta que refletia-se em toda sua conduta, misericórdia e amor. Basta observarmos que Cristo, sendo Santo, estendeu sua mão para aqueles que, sendo pecadores, entregavam-se de todo coração. Vejam-se os exemplos de Zaqueu (Lc 19.1-10), da mulher adúltera (Jo 8.1-11), entre muitos outros. Jesus, em toda sua Santidade, é misericordioso para nos perdoar enquanto homens imperfeitos que somos.

 
2. Perfeição:

Jesus foi perfeito em seu agir, em suas palavras, em sua glória, em sua misericórdia, em seu esplendor, em seu amor, etc. O atributo da perfeição tem um papel fundamental, qual seja, o de diferenciar a natureza de Cristo da natureza dos Homens. Mesmo nesta terra, sendo homem de carne e osso tal qual somos todos nós, Cristo evidenciou sua perfeição, não podendo ser comparado com qualquer homem, pretérito ou futuro.

3. Justiça:

Pregamos sempre o amor de Cristo pelas almas perdidas, porém nos esquecemos de que o seu amor também é revelado na sua justiça. Cristo é Justo quando condena uma pessoa que sempre o tem negado em sua vida inteira. Em 1 Cor 15.52 nos é dito que “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Essa palavra é para aqueles que durante a sua vida neste mundo serviram por inteiro ao Senhor Jesus, entregando-lhe assim a sua vida aos seus cuidados, pois aquele que crer em Cristo, nos diz a Palavra: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”, Jo 11.25. Mas aqueles que continuam negando o Senhor Jesus também será negado diante do Pai que está nos céus (Mt 10.33), e ouvirá no dia do juízo final: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”, Mt 25.41. Diante de tudo isto eu quero lhe perguntar: O que você vai querer ouvir, quando Cristo voltar como Juiz? “Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo”, Mt 25.34 ou “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno...”, Mt 25 41. Espero que você observe o versículo 34, pois Jesus é Justiça.
Isso tudo nos faz refletir o quanto é importante para nós, termos Jesus como a nossa luz e em meio a isso tudo, podemos aprender que:
1.    Quem segue a Jesus Jamais andará nas trevas, pois ele é a sua luz;

2.    Além de não andar em trevas, aquele que segue a Jesus, são conduzidos a vida eterna;
 
3.    Aquele que ouve a voz do bom Pastor que é Jesus, jamais se perderam nem cairão no abismo eterno – disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”, Jo 10.14. Jesus conhece as suas ovelhas porque quando Ele chama elas atendem a sua voz: “As ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz”, Jo 10.4.

Há uma oportunidade para o pecador ser perdoado e salvo, e essa oportunidade é seguir a luz do mundo e entrar pela porta da salvação que é Cristo, Jesus disse: “Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”, Jo 10.9. Devemos nos lembrar que a Bíblia nos diz que o ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio a este mundo para que tenhamos vida em quantidade, mas para que hoje tivéssemos vida Jesus deu a sua própria vida, Jesus disse: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”, Jo 10. 10, 1.
Se você deseja sair das trevas dos pecados, venha para a luz que é Cristo, se deseja mudar de vida, venha para a verdadeira vida que é Jesus e se você deseja ser salvo do inferno, entre pela porta da salvação que é Cristo.


____________________
Rev. Davi Nascimento