sábado, 20 de agosto de 2016

SÉRIE SERMÕES - APOCALIPSE

     


                                                            
                                                               Apocalipse 2.18-29
  
Introdução: A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes, na Ásia Menor. Atualmente chama-se Ak Hissar, na Turquia. Na região de Tiatira crescia uma espécie de planta chamada de “garança”, de cujas raízes extraiam a brilhante tintura vermelha conhecida nos tempos antigos como “púrpura”. Em Atos 16:11-15 nos é dito que Lidia, a vendedora de purpura era de Tiatira. Lidia foi ganha para Cristo, através da mensagem pregada por Paulo, onde a mesma foi batizada. Vale salientar, que Lidia era uma mulher piedosa e temente a Deus.
            Como em outras cidades, Tiatira também era uma cidade idolatra. Lá havia vários templos dedicados a vários deuses. Entre os deuses, a divindade mais importante para Tiatira, era Apolo, que era conhecido como o deus sol, filho de Zeus.
Os vários emblemas encontrados na descrição da cidade de Tiatira, tais como a púrpura, idolatria, deus-sol e o emblema de uma mulher, de nome Jezabel, mencionado na carta dirigida à Igreja daquela cidade (Apocalipse 2:20), são considerados extremamente representativos e retratam com eficácia aquele falso poder religioso que se levantou contra a igreja, passando assim, a serem perseguidores daqueles que professavam a fé em Cristo.
O Pr. Hernandes Dias Lopes, diz que “Tiatira era sede de vários grêmios de comércio importantes (lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura)”. E diz ainda que “Cada grêmio tinha sua divindade titular. Nessas reuniões havia banquetes com comida sacrificada aos ídolos e acabavam depois em festas cheias de licenciosidade”. E “O que os cristãos deviam fazer nessas circunstâncias: transigir ou progredir? Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro? Ser santo ou ser esperto? Qual é a posição do cristão: se sai do grêmio perde sua posição, reputação e lucro financeiro. Se permanece nessas festas nega a Jesus”. Na posição daques irmãos o que você faria?
A carta ainda revela, que naquela situação tão dificil em que a igreja estava vivendo, surgi a figura da profetiza Jezabel, dizendo que: “para vencer a Satanás é preciso conhecer as cousas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela experiência”. O que ela queria dizer? Faça tudo para assistir às festas da sociedade comercial e cometa fornicação... e ainda continue sendo cristão; ou torne-se assim um melhor cristão.
           A igreja de Tiatira esta inserida dentro dessa cultura. Ela era uma igreja forte, estava em crescimento. Aos olhos de qualquer pessoa parecia ser uma igreja fervorosa, cheia de amor, repleta de muitas pessoas. Como Jesus vê essa igreja?

      I.        UMA IGREJA DIGNA DE ELOGIOS, V. 19.

a.    Ela era uma igreja que aparentemente demonstrava a relização de muitas obras;
b.    Uma igreja que evidenciava muito amor;
c.    Uma igreja de fé e serviço, além de ser;
d.    Uma igreja perseverante, que evidenciava que;
e.    As últimas obras, eram melhores que as primeiras.

     Irmãos, Jesus se apresenta aquela igreja como aquele “que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente”, v. 18.

·         Ele não apenas está no meio dos candeeiros (1:16). Ele também anda no meio dos candeeiros (2:1).Ele conhece as obras da igreja (2:19), As tribulações da igreja (2:9), Bem como, o lugar em que a igreja está (2:13).

·         Seus olhos são como chama de fogo (2:18). Ele vê tudo, conhece tudo e sonda a todos. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele conhece as obras (2:19) e também as intenções (2:23). 

Meus amados no Senhor, Jesus se apresenta como aquele que distingue dentro da igreja as pessoas fiéis e as infiéis – v. 24

·         Numa mesma comunidade havia três grupos: os que eram fiéis (2:24), os que estavam tolerando o pecado (2:20) e os que estavam vivendo no pecado (2:20-22).

·         A igreja está bem, está em perigo e está mal. E Jesus sabe distinguir uns dos outros. Numa mesma igreja há gente salva e gente perdida. Há joio e trigo.
·         Jesus reconhece e elogia os feitos positivos da igreja – v. 19

a.    A igreja de Tiatira era operante – Havia trabalho.

b.    A marca da igreja era o amor – O que faltava em Éfeso havia em Tiatira.

c.    A outra marca daquela igreja era a fé – Confiava em Deus. 

d.    Havia  perseverança – A igreja passava pelas provas com firmeza.

e.    A Igreja estava em progressão  espiritual – As últimas obras da igreja eram mais numerosas que as primeiras. Essas marcas eram do remanescente fiel e não da totalidade dos membros (Henades Dias Lopes).


    II.        A IGREJA DE TIATIRA FOI UMA IGREJA CONFRONTADA POR CRISTO, PORÉM EXORTADA A ARREPENDER-SE.

a.    Ao tratar  a igreja com juízo, Jesus usa de misericórdia, v. 21

-        Podemos ver que o Senhor é longânimo e exerce a sua longanimidade ao tratar com a igreja de Tiatira, pois sua Palavra afirma que ele não tem prazer na morte do ímpio. Por isso ele convoca-nos ao arrependimento.

-        Ao tratar  a igreja com juízo, Jesus confronta com disciplina.

-        Quando não há arrependimento, o juízo recai sobre aquele que está em pecado.

o   Jezabel não desejou ardentemente o arrependimento – desprezou o tempo que foi dado pra este fim, zombando assim, do Cordeiro.
o   Aqueles que seguiram Jezabel são castigados com doenças, tribulações e morte (2.22,23).
o   O dia do juízo é breve e o castigo, vindouro, (2.19, 23).

   III.        A IGREJA DE TIATIRA É ENCORAJADA A SER FIEL, MESMO ENFRENTANDO APOSTASIA, V. 24, 25.

a.    Mesmo quando muitos se desviam da fé e da doutrina, é possível se manter fiel, 24.

o   Muitos membros da igreja de Tiatira toleravam e seguiam os ensinos e imoralidades de Jezabel.

o   Mas, havia aqueles que se mantinham fiéis ao Senhor Jesus, resistindo e confrontando tais práticas. Estes eram o remanescente fiel.

o   Havia nessa mesma igreja, irmãos que buscavam a santificação. A santidade de vida e de caráter é uma marca da igreja verdadeira. A santidade não é apenas a vontade de Deus, mas seu propósito. Deus nos escolheu para sermos santos. Só os puros de coração verão a Deus. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Eles se apartavam do mal e viviam em novidade de vida. (Hernandes Dias Lopes)

b.    É preciso entender que já temos tudo em Cristo para uma vida plena – v. 25

·         Um dos grandes enganos de Satanás é induzir os crentes a pensar que precisam buscar novidades para terem uma experiência mais profunda com Deus. 
·         A verdade de Deus é suficiente. Não precisamos de mais nada. Tudo está feito. O banquete da salvação foi preparado. O que precisamos não é de novidades, de buscar fora das Escrituras coisas novas, mas tomar posse da vida eterna, conhecer o que Deus já nos deu, nos apropriarmos das insondáveis riquezas de Cristo.
·         A provisão de Deus para nós é suficiente para uma vida plena até a volta de Jesus (2:25). Precisamos permanecer firmes e fiéis, conservando essa herança até o fim. 
·         Uma Igreja Recompensada pela sua ao permanecer fiel a Jesus até o fim.


Pr. Davi Gomes do Nascimento







Nenhum comentário:

Postar um comentário