sábado, 24 de setembro de 2016

SÉRIE SERMÕES - OS DEZ MANDAMENTOS

Resultado de imagem para O primeiro Mandamento

Êxodo 20:3

      Dando continuidade a nossa série de pregações sobre os Dez Mandamentos, quero mostrar para vocês que os Dez Mandamentos da Lei de Deus se dividem em duas partes:

      a.    Os quatros primeiros Mandamentos tratam de o nosso dever para com Deus;

      b.    Os seis últimos mandamentos, tratam de o nosso dever para com o próximo.

O próprio Senhor Jesus fez essa observação dos Dez Mandamentos de uma forma resumida conforme podemos ler em Marcos 12.28-31. Em Mateus 22.40, Jesus afirma que “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.
Hoje vamos nos deter a analisar o Primeiro Mandamento da Lei de Deus. Neste Mandamentos nos é dito que não devemos ter outros deuses diante de Deus. Dentro desta verdade, podemos fazer algumas perguntas:


  I.         QUAIS SÃO OS DEVERES QUE ESTE MANDAMENTO EXIGE DE NÓS?

Temos a ideia de que hoje vivemos pela graça e não precisamos mais observar os mandamentos de Deus, mas será isso verdade? Será que pelo fato de Jesus ter morrido na cruz para nos salvar, não temos qualquer obrigação para com Deus? Será que este Mandamento foi revogado? Não tem mais validade para a igreja atual? Vejamos alguns deveres que este Mandamento exige daqueles que querem servir ao Senhor:

    a.Ele exige que tenhamos conhecimento e reconhecimento de que Deus é o único deus verdadeiro. Em Dt 4.39 nos diz: “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há”. Em Dt 6.4 nos é diz: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”. Is 43.10,11.
 
     b. Sendo Deus único, é nosso dever adorá-lo e glorificá-lo – Nosso Catecismo Maior de Westminster nos diz que o fim supremo e principal do homem é glorificá-lo para sempre, vejamos o Samo 73.24-28.  Deus nos ensina como O glorificar, e que devemos gozá-lo para sempre.

Concluindo este primeiro ponto, devemos entender que os deveres que este Mandamento exige de nós são:

O conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus e nosso Deus, e adorá-lo e glorificá-lo como tal; pensar e meditar nÊle, lembrar-nos dÊle, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo; crer nÊle, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nÊle; ter zelo por Ele; invocá-lo, dando-Lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-Lhe toda a obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando Ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com Ele.

    II.        OS PECADOS PROIBIDOS NO PRIMEIRO MANDAMENTO.

Os pecados proibidos no primeiro mandamento são:

-        O pecado do ateísmo – Sl 14.1;
-        O pecado da idolatria, ter ou adorar mais do que um Deus, ou qualquer outro juntamente com o verdadeiro Deus ou em lugar dÊle – Jr 2.27, 28 1 Ts 1.9
-        O pecado de ignorância quanto a Deus e à sua vontade – Os 4.1, 6.
-        O pecado da  omissão ou negligência de qualquer coisa devida a Ele, exigida neste mandamento;
-        O pecado de investigações afoitas e curiosas dos segredos de Deus – Dt 29.29.
-        O pecado do descontrolado amor a si mesmo – 2 Tm 3.2.
-        O pecado de amar o mundo e às coisas terrenas mais do que a Deus -  1 Sm 2.29; Cl 3.2, 5.
-        O pecado de ser incorrigível – Jr 5.3
-        Insensibilidade sob o juízo divino – Is 42.25
-        O pecado da dureza de coração – Rm 2.5
-        O pecado da mornidão para com as coisas de Deus – Ap 3.1, 16

Por fim, podemos ainda dizer neste segundo ponto que existe três tipos de ateísmo:

a.    Ateísmo Teórico – É a negação absoluta de qualquer crença da existência de Deus;

b.    Ateísmo Virtual – Crer em Deus, mas não o Deus da Bíblia; crer que Deus é uma implicação necessária da mente humana. Um deus produzido pela mente.

c.    Ateísmo prático – Crer que Deus existe, mas vive como se Deus não existisse. Ou seja, nega a existência de Deus com a vida cotidiana. Ex: muitos crentes professam a fé em Deus, mas vive como se Deus não existisse.


   III.        POR QUE DEUS DÁ ENFASE QUE NÃO DEVEMOS TER OUTROS deuses DIANTE DELE?

Muitas vezes estamos tão envolvidos com este mundo, que esquecemos que Deus vê tudo o que nós fazemos, e por nós observar de perto sondar os nossos corações, Ele tem se ofendido com muitas coisas que fazemos, coisas estas que ele proíbe e que ao fazer-mos, gera desagrado da parte de Deus.
Pensamos que o alvo de idolatria só é o fato de nos curvarmos diante de uma imagem de escultura, porém, idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossas vidas. Por exemplo:

- O dinheiro
- O trabalho
- A família,
- Os bens materiais,
- Nós mesmos...

Toda a nossa vida, inclusive todos os nossos pensamentos, palavras e obras, bem como o estado dos nossos corações, são observados por Deus. Em Hebreus 4.13 nos é dito: “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”. É impossível escaparmos da presença de Deus, pois ele é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Adão e Eva tentaram inutilmente fugir da presença de Deus. O salmista nos diz nos salmos 139.7: Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?”.
Deus contempla quando o substituímos por qualquer outra coisa, que não seja ele. Deus requer exclusividade daqueles que são seus servos. Deus não aceitar ser divido com ninguém, nem com nada. Por isso que Jesus disse para Satanás: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” Lc 4.8.

CONCLUSÃO: Devemos realizar nosso todo serviço para Deus e todas as atividades da nossa vida, compreendendo que Deus vê e observa cada detalhe das nossas vidas. Pensando desta forma, devemos odiar e temer o pecado, e procurar amar e servir a Deus a cada momento, a cada dia e com toda a nossa vida.
Devemos ter cuidado, para não estar substituindo o senhor por qualquer coisa nesta vida, ele pedirá contas de tudo o que fazemos ou deixamos de fazer para a sua obra, para o seu reino.


Pr. Davi Gomes do Nascimento


_____________________________________
Fonte de pesquisa: Catecismo Maior de Westeminster comentado



Nenhum comentário:

Postar um comentário