sábado, 8 de abril de 2017

PREGAÇÃO

Daniel 1.5
         
         O texto como um todo relata a trágica migração dos Judeus para o cativeiro babilônico, nos tempos do rei Nabucodonosor. Eles passaram setenta anos reclusos nesta terra e ausentes de sua pátria tão amada. A Palavra de Deus esclarece que a causa deste cativeiro na Babilônia, foi pelo fato do povo ter se corrompido servido ao culto idolatria. A maioria dos reis, sacerdotes e o povo, fizeram o que era mal diante do Senhor, servindo a outros deuses, se inflamaram em sensualidades e transgrediram a Santa Lei do Senhor, provocando assim a sua ira, que foi derramada sobre toda a nação. Esqueceram-se de que “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”, Sl 33.12.
Dentre os exilados que foram levados para a Babilônia, quatro jovens que teriam suas vidas mudadas, pois pela sua fidelidade ao Senhor, eles puderam experimentar do cuidado e da providencia do Senhor, mesmo estando longe de sua terra. Estes jovens tiveram suas vidas mudadas, pois através deles, o Soberano Deus seria glorificado e a nação voltaria para o Senhor e o rei pagão confessaria que o Senhor é o Único e Soberano Rei. Aqueles jovens seriam instrumentos nas mãos de Deus para ensinar o povo infiel, o que é ser fiel e obediente ao Senhor. Foram jovens que em meio a idolatria, prostituição cultual e toda a sorte de elementos que provocam a ira de Deus, esses jovens não se contaminaram com a sociedade pagã, antes procuraram ser purificados e consagrados para o Senhor.
Como crentes em uma sociedade babilônica, sodomita e perversa como a nossa, como podemos ter e viver uma vida de purificação para o Senhor? 


 I.        RECUSANDO COMER DAS FINAS IGUARIAS OFERECIDAS PELO MUNDO, Vs 5-8.

Olhando o texto cuidadosamente, podemos ver que:


a.    Foi oferecido tudo do bom e do melhor para a alimentação daqueles jovens, pois era a mesma comida que o rei comia. Havia dois problemas com o cardápio real:

1.    Certamente havia elementos proibidos pelas leis judaicas e alimentos que nãos eram preparados de acordo com as estipulações mosaicas (Lv 11).

2.    Provavelmente a carne era dedicada a ídolos, como era costume na        Babilônia.


b.    O pecado aparentemente tem a face de beleza e bondade – Gn 3.6.


c.    Deus nos honra quando recusamos nos render as artimanhas do pecado – Vs. 8, 13, 15.

       II.        TENDO CORAGEM PARA “DIZER NÃO” AS TENTAÇÕES.


a.    Daniel resistiu às finas iguarias do Rei – Só podemos resistir as tentações, se estivermos revestidos com toda a armadura de Deus – Ef. 6.13.



b.    Daniel decidiu não se contaminar – A responsabilidade é pessoal. 


    c.    Daniel influenciou os outros, Vs 12, 13 – Ele passou a falar não apenas de si          mesmo, mas incluiu os seus companheiros.

      III.    DEUS NOS DÁ RECOMPENSA, QUANDO EXERCEMOS A NOSSA FÉ ONDE QUER QUE ESTEJAMOS, OU EM QUALQUER SITUAÇÃO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, V. 17.


        A fidelidade de Daniel foi recompensada pelo Senhor Deus. Deus nos honra quando temos uma vida de transformação, de obediência a sua Palavra e nossa fidelidade para com ele. Quais foram as recompensas que os jovens Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego?


a.  Conhecimento, inteligencia em toda cultura e sabedoria (No caso de    Sadraque, Mesaque e Abede-Nego).


b.    Dons de visões e interpretações de sonhos (No caso de Daniel).


  c. Foram honrados acima dos outros jovens e sábios da Babilônia, Vs 19, 20.

Ø   CONCLUSÃO: 

- Como é importante sermos fiéis ao Senhor, mesmo quando as coisas são difíceis, mesmos quando estamos vivendo uma vida de tribulações.

- Como é importante para a vida de um crente em Cristo, buscar e se dedicar a Palavra de Deus.

- Como é importante pra nós, resistirmos as finas iguarias que o mundo nos oferece; sabemos que o Senhor tem algo melhor para nos oferecer.

       Devemos nos lembrar de que Daniel e seus companheiros, não tiveram apenas bênçãos materiais, como comida, roupas, joias, status...
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, tiveram livramento da fornalha de fogo ardente, por não se render a estatua que o rei havia construido. Daniel teve vários livramentos, mas o que ficou na história como marca de fidelidade foi ele ter sido lançado na cova dos leões e como o Senhor fechos suas bocas para que não viessem fazer mal ao seu servo Daniel.

O Deus de Daniel, Sadraque, Mesaque e abede-Nego é o mesmo Deus que nós servimos. Ele é o Deus que nos livra do fogo; Ele é o Deus que fecha a boca dos leões. Porem é o mesmo Deus que requer fidelidade por parte do seu povo, da sua igreja. Você é fiel ao Senhor?

Que Deus possa continuar nos abençoando, nos dando um coração dedicado a Ele e a sua obra. Amém.


Pr. Davi Gomes do Nascimento


      ______________________________________________________________
      Sermão pregado no dia 09 de Abril de 2017, no culto matinal na Igreja Presbiteriana Fundamentalista de São José do Egito-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário